Transformar energia luminosa em energia elétrica é uma das formas mais interessantes de gerar energia limpa. O uso de células solar ou fotovoltaicas é o meio pelo qual conseguimos esta proeza.
Uma célula solar é um dispositivo elétrico de estado sólido capaz de converter a luz proveniente de uma fonte luminosa como o Sol (luz solar) diretamente em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico.
As células solares ou fotovoltaicas são conjuntos montados por várias pequenas células que normalmente são dispostas em série com 36, 60 ou 72 peças formando assim os módulos fotovoltaicos. A esta energia gerada chamamos de energia solar fotovoltaica.
A primeira vez que o efeito fotovoltaico foi visto se deve a uma experiência de um físico (depois perguntam para que serve a física... :-) ), francês Alexandre Edmond Becquerel que em 1839 mais ou menos e ele com 19 anos de idade no laboratório de seu pai construiu a primeira célula fotovoltaica. Esta célula usava selênio e o efeito foi descrito e publicado no dia 20 de fevereiro de 1873 na famosa revista Nature. As células da época eram caras pois além do selênio semicondutor tinham ouro eram pouco eficientes, coisa de 1%.
Atualmente ainda não temos células muito eficientes, as mais comuns tem uma eficiência de 16% em média mas existem as fabricadas com areseneto de gálio, um treco caro para xuxu que pode chegar a 28% de eficiência. Mas estas são limitadas e usadas na indústria espacial.
Uma curiosidade legal sobre energia solar é que a irradiância, que é a intensidade da radiação solar na superfície da terra pode chegar a 1000 watts por metro quadrado. Isso quer dizer que se a gente tivesse uma célula com 100% de eficiência poderia (na teoria, sem considerar as perdas por resistências, etc...) fazer funcionar uma furadeira por exemplo ou um aspirador de pó residências, batedeiras, liquidificadores, etc. com apenas uma célula de 1m².
O mais legal da energia solar é que não gera nenhum, isso mesmo, nenhum tipo de resíduo. A célula fotovoltaica solar é considerada a forma mais limpa de energia do mundo, sendo motivo de estudos de inúmeros institutos de pesquisa em todo mundo.



Nenhum comentário:
Postar um comentário