terça-feira, 1 de novembro de 2016

Gerador eólico princípios

O ar ocupa grande parte de nossa atmosfera. Mesmo não sendo visível, o ar em movimento suave é chamado de brisa e quanto mais "sopra" e aumenta sua intensidade chamamos de vento. O ar é um fluido e por ser compostos de diversas partículas (Nitrogênio, oxigênio, poeira, vapor de água, etc.) permite quando estão em movimento geram energia cinética, (aviões usam as correntes de ar que são forçadas pelas suas assas para se sustentarem).
Aproveitando este conceito podemos gerar energia elétrica, utilizando o vento para mover uma turbina eólica. Uma turbina eólica é composta de pás que são projetadas como as hélices de um avião, só que com escala muito maior, capturando a energia cinética contida nos ventos e movendo um eixo e engrenagens que assim são transferidas para o gerador. O gerador por sua vez, transforma este movimento rotacional em energia elétrica.
Há diversos projetos de turbinas eólicas para geração de energia elétrica residencial, umas mais eficientes que outras e outras totalmente em escala industrial, para geração de Megawatts de energia capazes de iluminar cidades de pequeno porte.
A geração de energia através do vento é mais eficiente quando há vendo predominante em sua região e este sopra por longos períodos de tempo em uma mesma direção. Por este motivo, instalar turbinas eólicas ao longo do litoral é mais eficiente ou no mar, como acontece na Holanda.
Abaixo vemos uma turbina típica de energia eólica em escala industrial.
Existem também turbinas eólicas para serem utilizadas em residências, muito bem construídas e com sistemas eletrônicos para estabilização de tensão totalmente automatizados. Algumas são tão eficientes que conseguem controlar ou limitar seu giro (rotação) até mesmo com ventos muito fortes.
Existem locais em empresas ou residências que se pode montar ambos os sistemas de geração de energia que é uma junção do sistema de células fotovoltaicas mais o uso de energia eólica. Desta forma a geração de energia é muito mais eficiente e depende-se menos das baterias de armazenamento de energia solar.
Se você no entanto pudesse compor um sistema geração de energia sobre o seu telhado com células fotovoltaicas mais um gerador eólico e também conciliar o uso de aquecimento solar teríamos uma eficiência tanto na geração de energia como na conservação dela enorme.
Vou fazer estes cálculos e em breve vou divulgar a vocês o que isso representaria.
Ao poucos falaremos mais sobre energia eólica, esta foi só uma pequena introdução.
Para que curtiu a ideia vai uma dica do que pode ser feito com criatividade:




Nenhum comentário:

Postar um comentário