O aquecedor solar é sem dúvida uma das formas mais baratas e práticas de aproveitamento de energia solar e de mais baixo custo com resultado imediatos para o usuário.
O aquecedor solar é o uso da energia solar para o aquecimento de água para banho, piscinas, processos industriais. É usado também para aquecimento de água de motéis, hotéis, pensões, residências, etc. O mais legal de aquecer água pelo processo solar é que a energia é abundante, gratuita e renovável (todo o dia o Sol nasce, se bem que algumas vezes pode estar encoberto por nuvens, mas ele nasce e esta lá!).
Uma placa de aquecimento solar, ou coletor solar como alguns a chama é formada da seguinte forma:
A água entra pela parte de baixo, é aquecida e por convecção sobe e é enviada para o reservatório chamado boiler (onde a água é mantida quente, pois este reservatório possui revestimento para impedir a perda de calor).
Os aquecedores solares são montados sobre os telhados, de forma a ter uma inclinação apropriada para facilitar o aquecimento da água e também a circulação da mesma sem dificuldades e de forma rápida e precisa.
A montagem leva em consideração a posição em que as placas estejam apontadas (direcionadas) para onde possa ficar a maior parte do tempo exposta ao Sol durante o dia. Quanto mais Sol (radiação solar, luz solar por assim dizer) incidir sobre as placas, mais água e mais quente ele pode se tornar.
A montagem do aquecedor solar sobre os telhados ou lajes de casas ou prédios (sejam residências, industrias ou comerciais) é muito simples e não requer muitos conhecimentos especiais. Com poucas horas de treinamento e um pouco de conhecimento de hidráulica para as ligações dos canos de alimentação de água pode-se instalar facilmente o produto.
O produto final montado fica mais ou menos como na ilustração abaixo. Dependendo do local, demanda de água quente necessária e local onde é montado (neste caso o local que estamos querendo nos referir é onde geograficamente a montagem ocorre, exemplo Sul do Brasil, Norte, Nordeste, etc) pode-se ter de uma até quantas placas sejam necessárias. Em geral uma residência com 5 pessoas usa de 2 a 4 placas e um boiler de 350litros de capacidade para serem montados na região Sudeste, sendo que 4 placas é 50% mais eficiente no aquecimento pelo mesmo período que o de 2 placas.


Nenhum comentário:
Postar um comentário