Achar o conceito, as matérias que sejam relacionados ao assunto e estar intimamente ligado ao seu conteúdo são requisitos fundamentais para o sucesso dele, principalmente quando tratamos de um assunto tão importante, delicado e pragmático como energias alternativas e seus usos.
No momento que estou sentado aqui, digitando estas poucas linhas de apresentação, após ter adiado por longo tempo o seu start, pensei no que as pessoas gostariam de ler.
Foram tantas ideias surgindo, desde o mais simples sistema de aquecimento de água por radiação solar, até biodigestores, bombas carneiro e tantas outras ideias.
Mas ao fundo estava escutando a trilha sonora do Filme Interstellar criada por Hans Zimmer e ai veio a inspiração.
Falar de energia solar e energias alternativas, seus usos, princípios e conceitos não estaria completo se não disséssemos, mesmo que por pequena descrição do que é o nosso "Astro Rei".
Então, vamos primeiro saber o que é o Sol?
O Sol é o objeto mais importante em nosso sistema solar. É o maior objeto e contém aproximadamente 98% da massa total do sistema solar. O Sol é tão grande que seria possível colocar 109 (cento e nove) planetas Terra um ao lado do outro para cobrir o tamanho de seu disco. Pensando no Sol como uma esfera seriam necessários 1,3 milhões de Terras para preenche-lô. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.
A energia solar é gerada no núcleo do Sol. Lá, a temperatura (15.000.000° C) e a pressão (340 bilhões de vezes a pressão atmosférica da Terra ao nível do mar) são tão intensas que ocorrem reações nucleares. Estas reações transformam quatro prótons ou núcleos de átomos de hidrogênio em uma partícula alfa, que é o núcleo de um átomo de hélio. A partícula alfa é aproximadamente 0,7% menos massiva do que quatro prótons. A diferença em massa é expelida como energia e carregada até a superfície do Sol, através de um processo conhecido como convecção, e é liberada em forma de luz e calor. A energia gerada no interior do Sol leva um milhão de anos para chegar à superfície. A cada segundo 700 milhões de toneladas de hidrogênio são convertidos em cinza de hélio. Durante este processo 5 milhões de toneladas de energia pura são liberados; portanto, com o passar do tempo, o Sol está se tornando mais leve.
Agora já sabemos o tamanho e poder do Sol. De agora em diante vamos encontrar meios de usar todo este potencial, daqui mesmo, da Terra. Tenho certeza que economizaremos bilhões em recursos hídricos com isso e também poluiremos menos, recursos minerais serão menos desperdiçados e o custo disso para a população e para a humanidade será revertido em melhor qualidade de vida, economia e conforto.
Quer saber mais sobre esta e outras energias alternativas ou dispositivos para utilizá-las?
Entre em contato. E não deixe de comentar, compartilhar e divulgar o canal, somente assim estas tecnologias, conceitos e informações poderão atingir mais gente e se tornar realidade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário